Como Economizar

Gestão de frota aumenta a competitividade da sua empresa

A necessidade de acompanhar e mensurar com maior precisão o desempenho de setores logísticos elevou a importância e trouxe à tona a gestão de frotas de veículos. Total controle da logística da sua frota, gerenciamento e manutenção corretiva dos veículos, gestão de abastecimento e administração de combustíveis são fatores primordiais no dia a dia da sua empresa.

Uma gestão eficiente traz a redução de custo, diminuição de desperdícios, aprimoramento do planejamento e consequente aumento das margens de lucro como principais benefícios. A gestão de frotas permite melhor acompanhamento das atividades logísticas, do atendimento aos clientes, da carga horária de trabalho dos funcionários, além da gestão de custos deste sistema.

O controle das frotas de veículos é fundamental para ajudar o crescimento das empresas. Diversos fatores devem ser considerados levando em consideração a natureza da carga transportada, da origem e localidade da origem e do destino e do perfil da empresa e cliente. Muitas vezes fica difícil definir quais são os fatores determinantes e mais importantes.

Para tornar sua gestão mais inteligente e competitiva, separamos os 6 fatores que, em geral, proporcionam sua economia de combustível e um crescimento na lucratividade de sua empresa.
 
1. Controle e previsão de gastos
Planilhas que contenham o histórico de gastos com cada um dos automóveis, gastos com combustíveis, gastos com trocas de peças, quilometragem média percorrida, despesas e impostos fixos são fundamentais para esse processo.
 
2. Controle por localização
Controle logístico e definição rígida de rotas evitam riscos operacionais como desvios de caminho, perdas de mercadorias e antecipar desgastes dos veículos. Para combatê-los o controle por localização é uma das melhores opções.
 
3. Monitoramento automático de prazos
Monitorar a data limite de conclusão dos processos, datas de renovação de documentos e contratos e estimar prazo de permanência em trânsito dos veículos são fundamentais para otimizar toda a operação.
 
4. Controle de custo por viagem
Com este dado também é possível monitorar os custos fixos e variáveis por rota, por veículo, acompanhar a origem de prejuízos e prever áreas mais críticas para
a gestão.
 
5. Gestão de disponibilidade da frota
Otimizar a utilização da frota de veículos também pode ser considerado um item fundamental para uma gestão otimizada de frotas, já que o controle da disponibilidade das unidades de transporte simplifica o processo de liberação de veículos mantendo o equilíbrio das atividades com os prazos.
 
6. Economia extra para frotas de veículos
O uso de chip de potência permite a configuração personalizada de motores e apresenta diversos benefícios, tendo como principais a otimização do desempenho, o aumento de vida útil de componentes e uma grande economia nos gastos com combustíveis.