Dicas aos Condutores

Vantagens e cuidados com sua direção hidráulica

A direção hidráulica tornou-se um componente indispensável atualmente, funciona através do fluído hidráulico pressurizado pela bomba hidráulica que “empurra” a cremalheira auxiliando o motorista no movimento do volante. Requer pouca manutenção, é confiável, mas precisa do mínimo de atenção do seu mecânico.

Vamos entender rapidamente os problemas mais comuns e seus sintomas.

Esse sistema é bem simples e não tem segredos, a atenção do motorista deve ser com o nível do fluído hidráulico que não deve baixar nunca, ou seja, se você verificar que o nível está diminuindo, é um vazamento e deve ser reparado. Geralmente os vazamentos são causados pelos componentes de vedação e conexão desgastados.

O fluído não possui prazo de troca, ele só deve ser substituído em caso de desmontagem do sistema.
A direção hidráulica é silenciosa, portanto qualquer ruído no seu funcionamento é uma irregularidade no sistema. Existem diferentes tipos de ruídos, os mais comuns são: chiados agudos que são atribuídos as correias frouxas ou com a vida útil comprometida; existe também o ruído na bomba hidráulica, esse ruído é gerado pela presença de ar no sistema. Nesse caso o sistema deve ser sangrado e novamente completado o nível de fluído.

Quando a direção hidráulica deixa de funcionar o sistema de direção volta a ser “puramente” mecânico e o esforço para gira-la é maior, as causas mais comuns desse sintoma são atribuídas a pane total da bomba, e então o sistema hidráulico deixa de funcionar, a troca da bomba é a solução para o problema.

Pneus com pressão muito abaixo do especificado também prejudicam o sistema, deixando a direção mais pesada e causando maior o esforço do sistema hidráulico, rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas podem causar trepidação no volante (shimmy), por isso, verifique periodicamente o alinhamento e balanceamento das rodas.

A Global Fleet oferece as melhores soluções de gestão de vistoria de frotas, oferecendo para sua empresa consultores especializados que irão auxiliá-los na elaboração de planos de vistoria contínua para seus veículos, além de um completo controle e monitoramento de combustível para sua frota, sempre visando economia e redução de custo, além de nunca deixar de lado a identidade e perfil dos clientes.